quarta-feira, 15 de junho de 2011

PORTUGUES

Francisco Buarque de Hollanda, muito conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro na data 19 de junho de 1944. Ele é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro.
Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, iniciou sua carreira na década de 1960, que se destacou quando venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a canção A Banda em 1966. Socialista declarado, se auto-exilou na Itália em 1969, devido à crescente repressão da ditadura militar no Brasil, tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, ganhou três Prêmios Jabuti: melhor romance em 1992 com Estorvo, além do Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010.

ingles verbo de ação

Look (olhar),
love (amar), open (abrir), close (fechar), save (salvar), play (jogar, brincar), work (trabalhar), visit (visitar), return (retornar), paint (pintar), guard (guardar), create (criar), speak (falar), run (correr), jump (pular), write (escrever), copy (copiar), watch (assistir), survive (sobreviver), start (começar, iniciar), search (buscar), reserve (reservar), remove (remover), prefer (preferir), offer (oferecer), move (mover-se), live (viver, morar), learn (aprender), kill (matar), invite (convidar), follow (seguir), finish (terminar), discover (descobrir), describe (descrever), complete (completar), capture (capturar), answer (responder), add (somar, adicionar), accept (aceitar), entre outros.

MUSICA

A MUSICA FAZ PARTE DA NOSSA VIDA POR QUE QUANDO A OUVISMO SE SENTISMO BEM COM A VIDA ETC .
A MÚSICA SERVE PARA NOS ACALMAR NOSSA ALMA ,MENTE & CORAÇÃO
DEPENDENDO DAS MUSICAS LENTAS MAIS MODERADAS ETC

CIENCIAS GLANDULAS ENDOCRINAS

As glândulas endócrinas coordenam e integram suas funções de forma lenta e indireta. Elas produzem substancias que são verdadeiros mensageiros químicos levados a todas as partes do corpo. Essas substancias são os hormônios e vão agir sobre órgãos específicos chamados de órgãos-alvo.
As glândulas endócrinas são a hipófise, a tireóide, as paratireóides, as suprarrenais e as gônadas (testículos e ovários). Pode ser citado também o pâncreas, por ser uma glândula mista com função exócrina e endócrina.
A hipófise, situada no crânio, é considerada a glândula-mãe, pois coordena inúmeras funções, agindo inclusive sobre outras glândulas.
Todas as glândulas produzem diferentes hormônios, a hipófise é a que produz mais, e cada hormônio tem uma função diferente para nosso corpo e organismo.


CAMPO DE FUTEBOL EDUCAÇÃO FISICA

SOCIOLOGIA DIFERENÇA DE ENSINO TRADICIONAL E CONSTRUTIVA

Ensino tradicional
Ensino construtivista

O professor é o centro do ensino-aprendizagem
O aluno é o centro do processo educativo

O professor ensina, o aluno aprende
O aluno é estimulado a levantar hipóteses

Há objetivos (conhecimento, habilidade, competência) a atingir
Predomínio da ação reflexiva

Pensamento dedutivo
Pensamento indutivo

Apelo a memorização, a repetição e ao treinamento
Há habilidades a serem atingidas o que pode ser feito em níveis dentro do mesmo grupo

Há um programa a ser necessariamente cumprido
O programa defende o processo ensino-aprendizagem





HISTORIA :REVOLUÇÃO FRANCESA

Revolução Francesa era o nome dado acontecimentos que ocorreu entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799 que alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário (do calendário revolucionário francês, 9 de novembro de 1799) de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana, que ocorreu em 1776. Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", frase criada por Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.

Geografia

Divisão do norte

A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, do grupo dos países subdesenvolvidos ou que estão em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão no grupo, embora a maior parte desses países estejam localizados abaixo da Linha do Equador.
Anteriormente, esse grupo era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, que se chamava Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações se o Segundo Mundo não existe mais.
Apesar de em desuso, ainda utilizamos as expressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterização ideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os países de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também.
Uma coisa que não faz sentido é a Austrália estar no grupo dos países do norte se esse país se localiza no sul da linha do Equador.
Na minha opinião, essa divisão não devia ser usada, pois há países do norte que são pobre, como a Jamaica na América anglo-saxônica, e países do sul, como Cuba na América Latina, que possuem os indicadores sociais (educação, expectativa de vida, mortalidade infantil, entre outro) que são melhores que de muitos países desenvolvidos localizados no norte.

ESPANHOL MUSICA

Juanes
Gotas de Agua Dulce
Juanes


Hace mucho tiempo no me enamoraba de unos ojos tan bonitos
comunes de lozano brillo
Era lo que menos en mi plan estaba
aunque te admito que a veces soñaba
con la belleza de tu mirada

Quiero llevar el ritmo de tu corazón
para bailar entre los dos esta canción
la verdad, me estoy volviendo a enamorar
la verdad, quiero que sepas que....

Lo que yo siento por ti, es amor
Ganas que me hacen util, el corazón
droga que me hace inmune, ante el dolor
gotas de agua dulce, rayo de sol.
(2x)

Llevame, de ser preciso, por la semblanza de tu sombra
yo sé que tu prendes la luz y en mi vida te asomas
como las blancas palomas, cuando la plaza se toman
con vuelo inmortal

Quiero llevar el ritmo de tu corazón
para bailar entre los dos esta canción
la verdad, me estoy volviendo a enamorar
la verdad, quiero que sepas que....

Lo que yo siento por ti, es amor
Ganas que me hacen util, el corazón
droga que me hace inmune, ante el dolor
gotas de agua dulce, rayo de sol
(2x)

Es lo que siento por tí (3x)

FILOSOFIA

Sir Jean William Fritz Piaget, mais conhecido como Jean Piaget nascei na cidade Neuchâtel no dia 9 de agosto de 1896 e morre na cidade Genebra no dia 16 de setembro de 1980. Ele foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e depois se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e se tornou mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Seymour Papert usou o trabalho de Piaget como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo. Alan Kay usou as teorias de Piaget como base para o sistema conceitual de programação Dynabook, que foi inicialmente discutido em Xerox PARC. Estas discussões levaram ao desenvolvimento do protótipo Alto, que explorou pela primeira vez os elementos do GUI, ou Interface Gráfica do Usuário, e influenciou a criação de interfaces de usuário a partir dos anos 80.

SOCIOLOGIA STATUS SOCIAL

O status social, também conhecido como estatuto social, é o "posto", a honra ou o prestígio anexados a posição de alguém na sociedade. O status social é influenciado pela posição social. Certos comportamentos carregam estigmas que podem afetar negativamente o status do indivíduo. O status social pode ser dividido em dois: status atribuído e status adquirido.
O status é atribuído quando independe da capacidade do indivíduo para sua obtenção, ou seja, ele recebe este status quando nasce (por exemplo, os herdeiros de monarquias hereditárias).
O status é adquirido quando depende do esforço pessoal para sua obtenção. Dentro de uma perspectiva liberal, também denominada meritocrática, através de suas habilidades, conhecimentos e capacidade pessoal, o indivíduo pode alterar seu status ao competir com outras pessoas ou grupos e triunfar sobre eles.

PORTUGUES CONCIENCIA ECOLOGICA

A consciência ecológica pode ser inserida nas pessoas desde a tenra idade quando a criança desde pequena aprende a colocar o papel e embalagem usada no lixo, e não jogar na rua.
Isso é uma questão de educação que vai passando de geração em geração. Se fala muito que o ser humano age de acordo com as circunstâncias.
Dá um jeitinho de quebrar as regras, de usar de malandragem etc… Hoje em dia, a consciência ecológica se baseia em se preservar a natureza, não em agredi-la.
Se faz isso por se separar o lixo doméstico, para que o mesmo seja reaproveitado, ou seja, reciclagem. Papel reciclado evita o corte de mais árvores. O óleo comestível usado em casas, restaurantes, indústrias e fast food podem ser fonte de combustível. O lixo eletrônico é outra dor de cabeça para milhões de pessoas.
A consciência ecológica é fundamental nos dias de hoje. Aprendemos muito e aplicamos muito pouco. Quando o ser humano tiver mais consciência disso, viveremos um pouco melhor. Não vai doer nossa consciência ecológica.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

CIENCIAS VISÃO

A visão é um dos cinco sentidos composta por dois olhos que nos permite enxergar as belezas e as diversidades do mundo. É uma percepção muito importante para os seres vivos em especial para o homem, pois é através dela que podemos distinguir as coisas através de imagens, podemos guardar as feições de uma pessoa na memória, entre outras.
Há diferenças no tipo de visão entre os animais, cada um com suas peculiaridades. A visão humana é super complexa, pois há partes específicas para detectar a luz e partes para detectar as imagens e interpretá-las. No interior dos olhos encontrasse a retina, essa por sua vez é composta por cones e bastonetes, locais onde são realizados os primeiros passos para o processo perceptivo. Os dados visuais são transmitidos pela retina, por meio do nervo óptico e do núcleo geniculado lateral, para o córtex cerebral. É no cérebro que ocorre o processo de análise e interpretação que nos permitirá ver a imagem do jeito que ela é, reconstruir as distâncias, movimentos, cores e formas de objetos, animais, pessoas, entre outros.



MUSICA REPORTEIRO

O repertório é um conjunto de musicas que uma banda, uma orquestra ou um cantor vai tocar ou cantar. Por exemplo, quando uma banda se prepara para um show, precisa saber as musicas que vão tocar e a ordem delas, ou seja, precisa saber seu repertorio.

As musicas que uma banda vão tocar é a mesma coisa que um repertório.

Filosofia preconceito

Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. Cosmo dlodiz a própria palavra “pre” quer dizer antes, ou seja, um conceito anterior. O preconceito é o que muitas pessoas fazem antes de conhecer a outra. As principais formas de preconceito são: racial, social e sexual.
O preconceito racial é caracterizado pela convição da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, também conhecido como racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.
Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.
O preconceito leva a pessoas para a discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

Espanhol gusta

A mí me gusta el ordenador .
A ti te gusta bailar .
A él /ella/ usted le gustan las musicas mexicanas.

A nosotros(as) nos gusta la comida mexicana
A vosotros(as) os gustan los coches
A ellos / ellas /ustedes les gustan los viajes.
Verbo gustar no singularA mí me gusta la escuela.
A tí te gusta el cine.
A él /ella/ usted le gusta el libro.
A nosotros(as) nos gusta la película nueva.
A vosotros(as) os gusta la nueva maestra.
A ellos / ellas /ustedes les gusta bailar. Verbo gustar no plural A mí me gustan las vacaciones de verano.
A tí te gustan los documentales de la televisión.
A él /ella/ usted le gustan las fiestas de cumpleaños .
A nosotros(as) nos gustan los juegos del ordenador.
A vosotros(as) os gustan los fines de semana.
A ellos / ellas /ustedes les gustan las flores del jardin

PORTUGUES HIATO

Primeiramente, para sabermos as características dos hiatos, precisamos saber seu significado. E para não confundir o que é hiato e um ditongo colocarei o significado dos dois. Um hiato é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes. Já o ditongo, é o encontro de uma vogal e de uma semivogal pronunciadas numa mesma sílaba.
É acentuada somente as vogais “i” e ”u” tônica dos hiatos quando estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de “s”. Por exemplos, ruído, moído, faísca, balaústre.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa determina que não são acentuadas as vogais tônicas dos hiatos “ee” e “oo” de formas verbais. Por exemplo: enjoo, voo, leem, creem.

MATEMATICA AGRUPAMENTO DE FATORAÇÃO

Fatorar uma expressão algébrica é modificar sua forma de soma algébrica para produto; fatorar uma expressão é obter outra expressão que
a) seja equivalente à expressão dada;
b) esteja na forma de produto. Na maioria dos casos, o resultado de uma fatoração é um produto notável.
Há diversas técnicas de fatoração que estudaremos em seguida, supondo a, b, x e y expressões não fatoráveis.


A. Fator Comum

Devemos reconhecer o fator comum, seja ele numérico, literal ou misto; em seguida colocamos em evidência esse fator comum, simplificamos a expressão deixando em parênteses a soma algébrica.

Observe os exemplos abaixo.




B. Agrupamento

Devemos dispor os termos do polinômio de modo que formem dois ou mais grupos entre os quais haja um fator comum, em seguida, colocar o fator comum em evidência.

Observe:




C. Diferença de Quadrados

Utilizamos a fatoração pelo método de diferença de quadrados sempre que dispusermos da diferença entre dois monômios cujas literais tenham expoentes pares. A fatoração algébrica de tais expressões é obtida com os seguintes passos:
1º) Extraímos as raízes quadradas dos fatores numéricos de cada monômio;
2º) Dividimos por dois os expoentes das literais;
3º) Escrevemos a expressão como produto da soma pela diferença dos novos monômios assim obtidos.
Por exemplo, a expressão a2 – b2 seria fatorada da seguinte forma




D. Trinômio Quadrado Perfeito

Uma expressão algébrica pode ser identificada como trinômio quadrado perfeito sempre que resultar do quadrado da soma ou diferença entre dois monômios.

Por exemplo, o trinômio x4 + 4 x2 + 4 é quadrado perfeito, uma vez que corresponde a (x2 + 2)2 .

São, portanto, trinômios quadrados perfeitos todas as expressões da forma a2 ± 2ab + b2, fatoráveis nas formas seguintes:




E. Trinômio Quadrado da Forma ax2 + bx + c

Supondo sejam x1 e x2 as raízes reais do trinômio, , dizemos que:




Lembre-se de que as raízes de uma equação de segundo grau podem ser calculadas através da fórmula de Bhaskara:





F. Soma de diferença de cubos

Se efetuarmos o produto do binômio a + b pelo trinômio a2 – ab + b2, obtemos o seguinte desenvolvimento:


O que acabamos de desenvolver foram produtos notáveis que nos permitem concluir que, para fatorarmos uma soma ou diferença de cubos, basta-nos inverter o processo anteriormente demonstrado.

Axiologia

Axiologia, também conhecida como filosofia dos valores, é o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor", "estudo do valor" ou "ciência do valor".
É raro ouvir pessoas definirem axiologia como "ciência dos valores". Essa definição é descartada por alguns sociólogos e filósofos, como Nildo Viana, sendo o termo considerado insustentável, já que tal ciência não existe concretamente e nem foi sistematizada intelectualmente. A definição mais comum de axiologia é que ela é um ramo da Filosofia que estuda os valores. Esta definição também é descartada por Viana, pois para este pensador, a ética já é o ramo da filosofia que se dedica ao estudo dos valores. Uma outra definição é fornecida por Nildo Viana, segundo a qual axiologia seria o padrão dominante de valores em determinada sociedade. Neste sentido, ele cria o termo antagónico de axionomia que expressa os valores autênticos dos seres humanos. Diversos sociólogos dedicaram-se ao estudo dos valores, mas geralmente não utilizaram o termo axiologia, a não ser no sentido de ser sinônimo de "valorativo".



Grand canyon

O Grand Canyon é localizado no território dos Estados Unidos da América. Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Foi necessário cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra para que assumisse a forma atual.
Hoje, o Grand Canyon é considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.

sábado, 4 de junho de 2011

Historia

John Locke (1632-1704) nasceu em Wrington, Inglaterra. Wrington fica perto de Bristol, de onde era a família de Locke. Eles eram burgueses, comerciantes. Com a revolução Inglesa de 1648, o pai de Locke alistou-se no exército. Locke estudou inicialmente na Westmuster School. Em 1652 foi para a Universidade de Oxford. Não gostou da filosofia ali ensinada. Manifestou, mais tarde, opiniões contrárias à filosofia de Aristóteles. Julgou o peripatetismo obscuro e cheio de pesquisas sem utilidade. Além de filosofia , estudou medicina e ciências naturais. Recebeu o título de Master of Arts em 1658. Nesse período , leu os autores que o influenciaram: John Owen (1616-1683) que pregava a tolerância religiosa, Descartes (1596-1650) que havia libertado a filosofia da escolástica e Bacon (1561- 1626), de quem aproveitou o método de correção da mente, e a investigação experimental. Interessou-se pelas experiências químicas do também físico Robert Boyle (1627-1691), que inovaram introduzindo o conceito de átomo e elementos químicos. Foi um avanço em relação à alquimia que dominou durante a Idade Média e a concepção de Aristóteles dos quatro elementos. Locke atuou nos campos de medicina, filosofia, política, teologia e anatomia. Não gostava de matemática. Redigiu em Latim, Ensaios sobre a lei da natureza. Já nessa época apresentava gosto pela regra experimental, de onde deriva sua filosofia empirista.

Em 1666, John Locke tornou-se médico de um futuro conde, Ashley Cooper. Participou, como assessor do futuro conde de Shaffesbury, da elaboração da constituição da colônia inglesa de Carolina, na América do Norte. Fazia parte do grupo de intelectuais da época. Foi nesse período que começou a redigir sua principal obra: Ensaio Sobre o entendimento humano, que só seria publicado em 1690. Em 1668 se tornou membro da Royal Society de Londres. em 1672 se tornou secretário do agora sim, conde Shaffesbury. Então passou a ter uma vida política ativa e efetiva. Cooper opunha-se ao rei Carlos II, que tentava fortalecer o absolutismo. Em 1675 , aconteceu a queda do conde. John Locke, que participara de uma séria de acontecimentos políticos, foi obrigado a abandonar essa vida. Viajou então para a França, onde se relacionou com os intelectuais cartesianos. em 1679, voltou a Inglaterra, onde ficou ao lado do ex-conde, que estivera preso. Como o Cooper não era bem quisto pela corte, Locke passou a ser vigiado.

Os dois mudaram-se então para a Holanda, onde estava mais avançada a liberdade de opiniões. John Locke participou dos preparativos para a expedição de Guilherme de Orange, rei da Holanda. viaja com ele para Londres. Na Holanda ainda era perseguido. Usa nome falso e colabora com numerosos artigos em um periódico.

Em 1691, transferiu-se para um castelo em Essex, hóspede de Francis Masham e sua mulher, Damaris. O ensaio sobre o entendimento humano havia sido editado em 1690. Morreu em Essex em 1704.

Locke desenvolveu, a partir da obra de Bacon, uma teoria voltada para melhorar o uso do intelecto.Para isso, precisou analisar os meios que o intelecto tem para conhecer, como chegou ao ponto em que entende o mundo, e o interpreta. John Locke enfatizou o lado gnosiológico da origem das idéias e representações. A idéia para Locke, é “tudo que o espírito percebe em si mesmo, e que é objeto imediato de percepção e pensamento.”Portanto, essa noção de idéia foi feita e corresponde com a idéia cartesiana. Não tem a ver com a idéia platônica, que aliás John Locke rebateu por ser contrário ao inatismo. A idéia em John Locke deve ser compreendida como o conteúdo da consciência, o material do conhecimento. Ele foi contra o inatismo presente em Platão e Descartes, e defendeu a teoria de que o conhecimento deriva da prática. Compara a mente a uma tabula rasa, uma folha de papel em branco. O intelecto humano não pode formular idéias do nada, nem o espírito traz em si memórias e conceitos presentes a priori. Para Locke, todos os dados da mente derivam da experiência. A experiência é a fonte e o limite do intelecto.

Locke formulou suas críticas ao inatismo, argumentando contra os pensadores platônicos da escola de Cambridge, entre os quais Ralph Cudworth, que sustentava que a idéia da existência de Deus provinha de uma noção inata. Para Cudworth, a teoria empirista que Locke adota, segundo a qual não há nada na mente que não tenha estado antes nos sentidos, deve ser combatida, por ser ateísta.

O livro I do Ensaio é dedicado à crítica do inatismo. Locke julga o inatismo uma doutrina de preconceito que leva ao dogmatismo individual. Mostra que há outros modos de se chegar ao consenso universal, que na verdade não existe. Ele dá exemplos de coisas que crianças e deficientes não possuem, como o princípio da identidade, não contradição e fundamentos éticos. Até mesmo a concepção não é inata, pois apresenta diversidade e varia a crença de cada povo. Em alguns , até não existe essa crença.

Locke afirma ser absurdo existir certos princípios inatos, mas não se estar consciente disso. Se há algo na alma , há a consciência desse algo. também é assim com os princípios morais. Locke fala que em certos lugares coisas são repreensíveis, e em outros as mesmas coisas são motivo de mérito. Locke também destitui de validade o argumento ontológico para a existência de Deus, da autoria de Santo Anselmo.

Para o argumento de que o intelecto pode criar idéias, John Locke responde que ele pode apenas combinar as idéias percebidas pelos sentidos. Mas não pode criá-las, nem tampouco destruí-las. Concluindo, Locke aponta a experiência como a única fonte possível de idéias. A alma trabalha o material percebido depois.

Locke aponta duas fontes para o conhecimento empírico: ele é derivado da experiência sensível ou da reflexão. As idéias estão no intelecto, e no mundo objetivo existe algo que tem o poder de fazer o intelecto entendê-las como tal. Um corpo tem qualidades primárias, como a extensão, a solidez, a figura. E secundárias como a cor o odor e o sabor. As secundárias são variações das primárias, são subjetivas, parecem como são para os sentidos. As idéias simples forçam uma passividade por parte do sujeito , que pode operar sob diversos modos sob os dados dos sentidos e sob a reflexão, formando assim as idéias complexas. As idéias se conservam depois de percebidas. A memória é necessária para a ação intelectual, pois faz representações. A atividade do intelecto produz idéias complexas, dividas em três grupos principais:

a) de modo: estado e constituições de coisas e processos, não existem por si mesmas, mas dependem da sensação. Os modos simples tem componentes homogêneos (por exemplo um número) os modos mistos tem componentes heterogêneos (por exemplo muitas sensações que dão idéia de beleza). Exemplos de idéias de modo: a gratidão e o homicídio.

b) de substância. Nascem do hábito de ver idéias simples juntas, que são tomadas como uma complexa. Não nos tornamos conscientes sem saber porque nem como isso acontece. Nesse grupo estão a representação de coisas como o homem e de coletividade, o universo. Deus também pertence ao grupo de idéias complexas de substâncias.

c) relações- nascem da comparação e confronto entre as idéias que o intelecto percebe. Por exemplo, o conceito de pai, filho, sogro, diferença e semelhança.

O infinito, para Locke, é um modo simples. Não podemos realmente conceber o infinito. O infinito é a repetição de número, duração e espaço. O infinito portanto não é anterior, a causa última do finito.

Na filosofia anterior a Locke, havia a teoria de que a substância constitui a essência das coisas. Essa noção estava em Descartes. Locke observa que a essência não pode ser a substância. Ou melhor, a substância não é conhecida pelos sentidos na sua essência. A identidade, o eu, está fora da substância.

A abstração, para Locke, é a ressaltação de certas qualidades das idéias, portanto reduz e parcializa as idéias complexas.

No quarto livro do Ensaio, Locke trata do conhecimento. As idéias são o material do conhecimento, que nasce da percepção delas, e faz conexões, concordâncias, contrastes e discordâncias entre as idéias. A correspondência entre duas idéias é importante para o conhecimento. São de quatro tipos:

a) identidade e diversidade . Uma idéia se diferencia da outra.

b)relação. A ciência nasce da relação entre idéias diferentes.

c)coexistência ou não de um mesmo objeto. Pertence às substâncias.

d)existência real. Independente do eu individual que a percebe.

A percepção da realidade pode ser feita de dois modos:

a) por intuição- é claro e certo, não necessita de prova. Vem da evidência imediata.

b) por demonstração- o espírito percebe as diferenças e semelhanças das idéias, mas não de imediato. Procede e se desenvolve por concatenações, associação das intuições. A existência de Deus pode ser demonstrada racionalmente. John Locke usa a prova cosmológica para isso. Sabemos, de forma intuitiva, que algo existe desde a eternidade, pois se não existisse, o início teria de vir de alguma outra coisa. Para John Locke, a certeza que Deus existe é mais absoluta que as impressões dos sentidos. Nesse ponto, ele concorda com Descartes.

John Locke reconhece duas classes de ciências: as reais (naturais e metafísicas) e as idéias (matemática e ética) . A matemática deve trabalhar com modelo próprio. A ética também se refere ao conteúdo que provém da mente humana. Assim, não há liberdade total e Estado juntos. Todo o delito deve ser castigado.

John Locke atuou também politicamente. Ele foi contrário aos teóricos do absolutismo, como Hobbes. Disse que não há poder inato, nem direito político divino. Para ele, uma boa ação concorda com uma norma. Existem três tipos de normas morais: a divina, a política , e a da opinião pública. O bem é o prazer, ou aquilo que o provoca, e o mal é a dor, ou aquilo que a provoca.

Todos os homens nascem e são iguais por natureza. Usam a razão, um bem comum, para construir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o direito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal.

O Estado não deve ser baseado na fé, nem na religião. Um governante, um príncipe, é necessário para assegurar a validade do pacto social, mas o direito dele vem do povo, não da religião. E ele é submisso às leis. Não pode tudo, como outros teóricos afirmaram. (Maquiavel, por exemplo) Se falhar, o povo tem direito à revolução.

John Locke foi o fundador do liberalismo constitucional, que concebe o Estado submetido à um contrato. O direito natural da propriedade, fruto do trabalho é o fundamento do valor econômico vital do trabalho. John Locke influenciou o liberalismo de Adam Smith (1723- 1790) e Ricardo (1772-1883). Ele também dividiu , na teoria, os poderes em dois: Legislativo e Executivo. Esses poderes são necessários para garantir a validade da lei e a ausência de tirania.

Até a época em que atuou, John Locke foi o filósofo moderno que mais tinha bem definida suas opiniões políticas e filosóficas. Bacon fizera sugestões. Hobbes estava desacreditado, e Spinoza era extremista. John Locke fez a ponte entre Descartes e o que viria a ser o Iluminismo. Influenciou Berkeley e Hume que partiram de sua filosofia empírica, mas não radicalmente empírica, pois admite a existência do sobrenatural. Era racionalista, mas acreditava na revelação divina. Achava que a existência de Deus podia ser provada racionalmente. Leibniz escreveu uma resposta ao Ensaio, em que defende uma volta ao inatismo

portugues juventude

mocidade, adolescência, moçada".
É a fase da existência humana mais bonita, mais agradável, mais aberta no sentido do que tudo é APRENDIZAGEM e DESENVOLVIMENTO. Acima de tudo, é o instante, é o período que todo o nosso sistema, seja física, mental e social está receptivo a tudo de construtivo que possamos realizar. É a fase que não devemos nos economizar, não devemos permitir que a preguiça e a morosidade invadam o nosso ser.
É exatamente na juventude que a mocidade do século XXI deve canalizar energias visando o seu pleno desenvolvimento para o seu próprio bem e o dos outros:
Praticando esportes, não só de uma modalidade, mas de várias;
Desenvolvendo o hábito da leitura e essencialmente da interpretação;
Procurando sempre desenvolver o senso crítico.
O exemplo do que falamos está ao assistir a um filme. Devemos:
Anotar o que foi observado de positivo e negativo nos papéis principais;
Saber explicar o que entendeu, a mensagem principal do filme;
Entender a relação entre o título do filme com o seu conteúdo
Nunca "assistir por assistir","fazer por fazer", sem se beneficiar do que participou extraindo um ensinamento, uma lição . Assim como sempre será beneficiado.

educação fisica

Avião - é quando se corta ou saca-se longe da quadra
Bater - cortar ou sacar
Bok ou será Blok - bloqueio
Medalha - quando se corta ou saca-se direto no peito do adversário
Mina - é o jogador pior do adversário é a "mina de ouro", o ponto certo.
Vareta - antena
jogador de ponta - é aquele que ataca pelas pontas também chamado de bola de segurança
Caixote - é quando saca-se ou corta-se encaixando a bola na mão sempre ela sai devagar e atrapalha a recepção
bola diagonal - quando saca-se ou corta-se na sua diagonal
bola paralela - idem só que na paralela

ESPANHOL

Get up (levantar), wash your face (lavar seu rosto), breakfast (café da manhã) brush your teeth (escovar seus dentes), leave home (sair de casa), get to school (chegar à escola), get home (chegar em casa), lunch (almoçar), take a shower (tomar um banho), dinner (jantar), go to bed ( ir para a cama), sleep (dormir).

Musica

Existem vários tipos de músicas no nosso mundo. Alguns exemplos são:
Rock, pop, axé, samba, pagode, gospel, funk, rap, clássica, romântico, sertanejo, blues, forró, heavy metal, jazz, lambada, reggae, soul, minueto, samba, MPB.
Existem mais do que isso, só que são muitas e isso são exemplos, sendo também que alguns desses têm subgêneros.



Espanhol

Um verbo é reflexivo quando sujeito e objeto coincidem.

Yo me peino
Yo: sujeito.
me: complemento (= a mí).
peino: verbo.

Quando um verbo é reflexivo, no infinitivo termina em “se”.

Peinar – peinarse.
Dormir – dormirse.
Lavar – lavarse.

Para usar os verbos reflexivos é necessário aprender também os pronomes reflexivos. Quando conjugamos o verbo, o sufixo “-se” desaparece e estes pronomes vão antes do verbo.

Os verbos reflexivos funcionam com os seguintes pronomes:
Me
Te
Se
Nos
Os
Se
Yo

Él
Nosotros
Vosotros
Ellos
me levanto
te levantas
se levanta
nos levantamos
os levantáis
se levantan


Yo me levanto cada día a las 7.

Ana se lava el pelo todos los días.

Nosotros nos compramos la ropa en esa tienda.

Él se lava los dientes 6 veces al día.

Sociologia

Em Ciências Sociais, relação social refere-se ao relacionamento entre indivíduos ou no interior de um grupo social. As relações sociais formam a base da estrutura social . Nesse sentido, as relações sociais são o objeto básico da análise das Ciências Sociais. Investigações fundamentais sobre a natureza das relações sociais são encontradas nos trabalhos da sociologia classica, tais como a teoria da ação social de Max Weber. Segundo Weber,

A relação social diz respeito à conduta de múltiplos agentes que se orientam reciprocamente em conformidade com um conteúdo específico do próprio sentido das suas ações. Na ação social. a conduta do agente está orientada significativamente pela conduta de outro ou outros, ao passo que na relação social a conduta de cada qual entre múltiplos agentes envolvidos (que tanto podem ser apenas dois e em presença direta quanto um grande número e sem contato direto entre si no momento da ação) orienta-se por um conteúdo de sentido reciprocamente compartilhado.[1]

Assim, em Weber, relação social seria uma conduta de vários indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade.

[editar] Formas de relação e interação

Filosofia

Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria. Conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da personalidade.

Geografia

Um istmo é uma estreita faixa de terra que liga duas extensões de terras maiores. É como uma pequena passagem que liga dois lugares grandes.
Um exemplo de istmo é o do Panamá, no qual liga a América do Norte até a América do Sul, podendo ir de um desses lugares ao outro sem precisar ir voando ou navegando, como precisamos para ir para outro continente.



Historia

Oliver Cromwell nasceu na cidade Huntingdon em 25 de Abril de 1599 e morreu em Westminster na data 3 de Setembro de 1658 podendo ser causada por malaria ou envenenamento. Ele foi um militar e político britânico, conhecido como um dos líderes da Guerra Civil Inglesa. Nesse movimento derrotou Carlos I e levou à instauração de uma república puritana na Grã-Bretanha.
Cromwell governou com o título de Lorde Protector da Inglaterra, Escócia e Irlanda, de 16 de Dezembro de 1653 até sua morte.
Quando a guerra civil teve início, Cromwell constituiu uma tropa de cavalaria, que se tornou a base dos seus Ironsides, assim chamados em alusão ao apelido dado pelo Príncipe Rupert a Cromwell, após a Batalha de Marston Moor (1644), na qual o príncipe fora derrotado.
Como líder da causa parlamentar e comandante do New Model Army (novo exercito no qual os soldados eram promovidos pela sua competência e não pelo nascimento em uma família de prestígio), Cromwell desempenhou um papel fulcral na derrota das forças leais a Carlos I, pondo fim ao poder absoluto da monarquia britânica.

Ciencias

Como é feito o exame antidoping?
Ele acontece logo depois das provas. Todos os testes são feitos a partir de amostras de urina. E há basicamente quatro tipos de substâncias proibidas. Elas começam pelos estimulantes, que excitam o sistema nervoso. É o caso das anfetaminas. Mais comuns são os anabolizantes. Usados durante os treinamentos físicos, eles alteraram o metabolismo, fazendo a massa muscular crescer mais do que o normal. Outra categoria proibida é a das substâncias calmantes, que inclui álcool e maconha. O problema é que, em pequenas doses, elas relaxam os nervos. E isso pode dar alguma vantagem em competições como o tiro.
Diuréticos, que eliminam água do organismo, também são vetados. É que eles servem tanto para tirar vestígios de doping como para diminuir o peso de lutadores que tentam competir em categorias de peso abaixo das suas. Além do uso de drogas, enfim, há mais três proibições: injetar sangue, que dá mais fôlego por aumentar o número de glóbulos vermelhos, manipular saquinhos de urina - por motivos óbvios - e o doping genético - estímular órgãos e tecidos com proteínas ou vírus modificados. Isso, na verdade.


Como funciona o exame antidoping
O processo começa imediatamente após um evento competitivo. Representantes do comitê organizador do evento notificam os atletas escolhidos aleatoriamente e vencedores de medalhas ou recordistas para serem submetidos aos testes.

impossível de ser detectado, tem tudo para vingar.


INGLES

Em inglês, verbos auxiliares modais são verbos que só ocorrem na presença de outro verbo, são defectivos na conjugação e não têm passado nem futuro (com exceção do can que tem passado e condicional).
Devido à alta freqüência com que ocorrem na língua, os verbos modais tornam-se imprescindíveis.

Veja aqui uma lista dos principais:
Can - Could

- significado de ability: I can speak English - Eu consigo falar inglês.
- significado de permission: Can I smoke here? - Posso fumar aqui?
- significado de possibility: It can happen to anyone. - Isso pode acontecer com qualquer um. (Esta ocorrência é mais rara e o significado de possibilidade aqui se confunde com o de capacidade. Para possibilidade é sempre melhor usar may e might.)
Veja aqui um rápido estudo sobre a diferença de pronúncia entre can e can't.

Could funciona como passado e como futuro do pretérito de can:

- passado: I couldn't speak English before Going To England. / I co uldn't go. / You couldn't smoke in the presence of your parents at that time. - Eu não sabia falar inglês antes de ir para a Inglaterra. / Não pude ir. / Não se podia fumar na presença dos pais, naquela época.

- futuro do pretérito: You could have called me. Could you do me a favor? - Você poderia ter me ligado. / Você poderia me fazer um favor?

May

- significado de permission: May smoke here? - Posso fumar aqui?
- significado de possibility: It may rain today. - Pode ser que chova hoje.
- para expressar um desejo (to express a wish): May all your dreams come true. - Que todos seus sonhos se realizem. (Esta última ocorrência é mais rara, restrita a uma linguagem mais formal.)

Might

- significado de remote possibility: It might rain this weekend. - É capaz de chover no próximo fim de semana.

Should

- significado de advice: You should study more. - Você deveria estudar mais.*

Shall

- significado de suggestion (predominante no dialeto britânico): Shall we go to the movies? - Que tal irmos ao cinema? / Que tal, vamos ao cinema?

EDUCAÇÃO FISICA

Uma partida de vôlei é disputada com 12 jogadores, 6 de cada equipe. Porém, cada equipe deve ser composta por 12 jogadores: 6 jogadores e 6 reservas, que, substituem os jogadores durante o jogo.
O vôlei é jogado em sets. Quando uma das equipes atinge a contagem de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos em relação ao adversário, completa um set. Nas partidas oficiais disputa-se o melhor de 5 sets. Portanto vence a equipe que ganhar 3 sets.
O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia no chão do campo adversário. Quando a equipe adversária não consegue devolver a bola dentro da área de jogo (bola fora) ou quando, utilizando até 3 toques, não consegue devolver a bola, a equipe que fez o lançamento marca pontos.
Os jogos oficiais são conduzidos por 2 árbitros, 2 fiscais de linha e 1 anotador. Os árbitros assinalam as violações e determinam as penalidades. Os fiscais de linha auxiliam os árbitros e o anotador registra todas as ocorrências da partida.
Em relação a posição dos jogadores, o jogador que ocupa a posição 1 deve realizar o saque. Os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 (que ficam na parte da frente de sua própria quadra) podem realizar bloqueio ou atacar. Os jogadores que ocupam as posições 1, 6 e 5 (que ficam na parte de trás de sua própria quadra), para o atleta poder atacar deve saltar sem tocar com os pés na linha de três metros. o contato posterior com a bola, pode ocorrer no espaço aéreo frontal.

Espanhol

Soler

Yo Suelo
Tú Sueles
Él/ella Suele
Nosotros Solemos
Vosotros Soléis
Ellos/Ellas Suelen

acostumbrar

Yo Acostumbro
Tú Acostumbras
Él/Ella Acostumbra
Nosotros Acostumbramos
Vosotros Acostumbráis
Ellos/Ellas Acostumbran

Sociologia & psicologia

psicologia.
ciência que trata dos estados e processos mentais
Rubrica: psicologia.
estudo do comportamento humano ou animal
conjunto dos traços psicológicos característicos de um indivíduo ou de um povo, uma comunidade, uma geração etc.
curso universitário onde se ensinam os principais ramos da psicologia, bem como ciências afins, e que forma o psicólogo
capacidade inata ou aprendida para lidar com outras pessoas, levando em conta suas características psicológicas; tato, compreensão, jeito análise ou estudo psicológico de um livro, uma obra de arte, um fato, um fenômeno, uma característica de algo etc.
SOCIOLOGIA é o estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc.
descrição sistemática e análise de determinados comportamentos sociais
Psicologia estuda uma pessoa, Sociologia estuda um conjunto de pessoas em uma dada sociedade (cidade,país).

PORTUGUES VOZES VERBAIS

Voz Ativa
Quando o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação verbal ou participa ativamente de um fato.

Ex.

•As meninas exigiram a presença da diretora.
•A torcida aplaudiu os jogadores.
•O médico cometeu um erro terrível.
Voz Passiva
Quando o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação verbal.

A) Voz Passiva Sintética

A voz passiva sintética é formada por verbo transitivo direto, pronome se (partícula apassivadora) e sujeito paciente.

Ex.

•Entregam-se encomendas.
•Alugam-se casas.
•Compram-se roupas usadas.
B) Voz Passiva Analítica

A voz passiva analítica é formada por sujeito paciente, verbo auxiliar ser ou estar, verbo principal indicador de ação no particípio - ambos formam locução verbal passiva - e agente da passiva. Veja mais detalhes aqui.

Ex.

•As encomendas foram entregues pelo próprio diretor.
•As casas foram alugadas pela imobiliária.
•As roupas foram compradas por uma elegante senhora.
Voz Reflexiva
Há dois tipos de voz reflexiva:

A) Reflexiva
Será chamada simplesmente de reflexiva, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo.

Ex.

•Carla machucou-se.
•Osbirvânio cortou-se com a faca.
•Roberto matou-se.
B) Reflexiva recíproca
Será chamada de reflexiva recíproca, quando houver dois elementos como sujeito: um pratica a ação sobre o outro, que pratica a ação sobre o primeiro.

Ex.

•Paula e Renato amam-se.
•Os jovens agrediram-se durante a festa.
•Os ônibus chocaram-se violentamente.
Passagem da ativa para a passiva e vice-versa
Para efetivar a transformação da ativa para a passiva e vice-versa, procede-se da seguinte maneira:

1.O sujeito da voz ativa passará a ser o agente da passiva.
2.O objeto direto da voz ativa passará a ser o sujeito da voz passiva.
3.Na passiva, o verbo ser estará no mesmo tempo e modo do verbo transitivo direto da ativa.
4.Na voz passiva, o verbo transitivo direto ficará no particípio.
Voz ativa
A torcida aplaudiu os jogadores.

•Sujeito = a torcida.
•Verbo transitivo direto = aplaudiu.
•Objeto direto = os jogadores.
Voz passiva
Os jogadores foram aplaudidos pela torcida.

•Sujeito = os jogadores.
•Locução verbal passiva = foram aplaudidos.
•Agente da passiva = pela torcida

Geografia Sitios arqueologicos

A teoria que explica a chegada do homem às Américas consiste no fato de os primeiros homens atingiram o continente através do estreito de Behring oriundos da Sibéria.

Porém, apesar da aceitabilidade de tal teoria, foram descobertos sítios arqueológicos no Brasil que derruba a idéia anterior, isso por que em expedições realizadas foram encontrados vestígios de ocupação humana datado de 50 mil anos, ou seja, 30 mil anos antes daquela descrita do estreito de Behring.

A base para essa constatação foi as pinturas rupestres deixadas em paredes de cavernas e rochas, elas retratavam a vida cotidiana como caça, orgias sexuais, animais, entre outros, por meio desse tipo de gravuras percebe-se que os elementos e paisagens daquele momento se diferenciam dos atuais.

A maior concentração de sítios pré-históricos da América está situada em uma área de 129.140 hectares no Piauí no qual o tipo de vegetação que apresenta é a caatinga.

Com o intuito de preservar um lugar de suma importância para o estudo da arqueologia e outras ciências afins, foi implantado, em 1979, o Parque Nacional da Serra da Capivara dirigido pela Fundação Museu do Homem Americano com parceria do IBAMA. Por conter grandes contribuições para o conhecimento da chegada do homem nas Américas o lugar é reconhecido pela UNESCO como um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Dentro do parque existem 260 sítios arqueológicos contendo 30 mil pinturas rupestres, os principais temas dessas, são figuras de homem, animais, plantas e atos sexuais, o último com maior incidência.

O parque é aberto para visitação, são mais de 30 sítios arqueológicos com essa finalidade, oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer indícios vivos da existência de nossos antepassados

INGLÊS Adjtivos

Os adjetivos, assim como no português, servem para definir ou caracterizar um substantivo ou pronome. Por exemplo, a frase “Ela tem uma pele macia”, em inglês ficaria “She has a soft skin” (soft = macio, skin = pele). Note que o adjetivo vem antes do substantivo.

Outros exemplos:

- He has a big house (ele tem uma casa grande)
- She lives in a beautiful paradise (ela vive em um lindo paraíso)

Quando houver o verbo to be em uma frase, o adjetivo virá logo depois, como:

- He is nice (ele é legal)
- They are smart (eles são espertos)

Os advetivos do inglês não tem diferenciação quanto ao gênero:

- She is married (ela é casada)
- He is married (ele é casado)

Portugues Pelé

Edison "Edson" Arantes do Nascimento KBE (Três Corações, 21 de outubro de 1940ou 23 de outubro de 1940 mais conhecido como Pelé (pronúncia em português, AFI: [peˈlɛ]) é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o maior futebolista da história Em 1999, foi eleito o Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics. No mesmo ano, a revista francesa France Football consultou os ex-vencedores do Ballon D'Or para eleger o Futebolista do Século; Pelé classificou-se em primeiro. Em sua carreira, no total, marcou 1281 gols em 1363 partidas, número que fez dele o maior artilheiro de toda história do futebol.
Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como O Jogador de Futebol do Século XX.

No Brasil, Pelé é saudado como um herói nacional por suas realizações e contribuições ao futebol.[19] Também é conhecido pelo seu apoio a políticas para melhorar as condições sociais dos pobres, tendo inclusive dedicado seu milésimo gol às crianças pobres brasileiras.[20] Durante sua carreira, foi chamado de Rei do Futebol, Rei Pelé, ou simplesmente Rei.[21]

Descoberto pelo craque Waldemar de Brito[22], Pelé começou a jogar pelo Santos FC aos 15 anos, pela seleção nacional aos 16, e venceu sua primeira Copa do Mundo FIFA aos 17. Apesar das numerosas ofertas de clubes europeus, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da época beneficiaram o Santos, permitindo-lhes manter Pelé por quase duas décadas até 1974. Com o Rei no elenco, o Santos atingiu seu auge nos anos de 1962 e 1963, anos em que conquistou o título mundial.[23] A técnica de Pelé e sua capacidade atlética natural foram universalmente elogiadas e durante sua carreira, ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, seu ritmo, chute poderoso, excepcional habilidade de cabecear, e artilharia prolífica.

Ele é o artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira e é o único futebolista a ser parte de três equipes campeães de Copa do Mundo. Em novembro de 2007, a FIFA anunciou sua premiação com a medalha da Copa de 1962 (a qual, devido a uma contusão na segunda partida, teve apenas o primeiro jogo disputado por ele) retroativamente, fazendo dele o único futebolista do mundo a ter três medalhas de Copa do Mundo. Desde sua aposentadoria em 1977, Pelé tornou-se um embaixador mundial do futebol, também tendo passagens pelas artes cênicas e empreendimentos comerciais. É atualmente o Presidente Honorário do New York Cosmos