quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Geografia

A América Platina é localizada na América do Sul formada por três países: Argentina, Paraguai e Uruguai. O vínculo entre esses países é desde o período colonial, pois participaram de uma mesma administração política. Além de que essas três nações são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata.
A America Platina tem uma extensão territorial de 3.351.055 quilômetros quadrados e corresponde a 18% do território sul-americano. O relevo é caracterizado por planícies e planaltos. O clima varia de acordo com cada região.
No norte, predomina o clima tropical e no sul, o clima característico é o temperado e seus principais rios são: o Paraná, Paraguai e o Uruguai.
Esses três países possuem, aproximadamente, 50 milhões de habitantes, sendo a Argentina, o país mais populoso. A maioria da população da América Platina, especialmente da Argentina e do Uruguai, é branca e de origem européia, por causa da virtude do intenso fluxo migratório de espanhóis e italianos para esses dois países no final do século XIX e início do século XX. No Paraguai predominam os mestiços e ameríndios.
A economia na América Platina é bem dinâmica e diversificada. Todos os três países têm na agropecuária, um importante elemento da economia. Na Argentina destaca-se o cultivo de trigo e criação de bovinos e ovinos. No Uruguai, no domínio dos pampas, ocorre a criação de bovinos, produção de carnes e ovinos, além do cultivo de milho e trigo. As principais áreas agrícolas do Paraguai estão localizadas a leste do rio Paraguai, onde são cultivados vários produtos, como algodão e soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário