segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Geografia

A América Andina é composta por seis países: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todas essas nações são cortadas pela Cordilheira dos Andes localizada na América do Sul, daí o nome América Andina. A superfície ocupada pela América Andina corresponde a 5,3 milhões de quilômetros quadrados no quais existem distribuídos cerca de 144 milhões de habitantes.
A Cordilheira dos Andes se estabelece de norte a sul no extremo oeste da América do Sul.
Toda a America Andina possui como principais atividades econômicas a produção agrícola e extrativista, como a extração de minérios e a prática da pesca. O setor industrial é relativamente modesto, as indústrias existentes têm suas produções vinculadas à agroindústria e processamento de produtos agrícolas, como fábricas de alimentos, tecidos e vestuário, além do beneficiamento de minérios. A Venezuela é grande produtora de petróleo e integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Hoje os governos andinos têm ideias de esquerda política e a Venezuela já está em fase de transição do capitalismo para o socialismo. Na Ciência política, a esquerda é considerada a posição que geralmente implica o apoio a uma mudança do enfoque social, do governo em exercício, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário