sexta-feira, 23 de setembro de 2011

HISTORIA

Pedro I/IV
I do Brasil e IV de Portugal

Imperador do Brasil
Por Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

Rei de Portugal
Pela Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc.

Governo
Reinado Como imperador do Brasil:
7 de setembro de 1822
até 7 de abril de 1831
Como rei de Portugal:
10 de março de 1826
até28 de maio de 1826
Coroação Como imperador do Brasil:
12 de outubro de 1822,
Capela Imperial, Rio de Janeiro
Como rei de Portugal:
22 de junho de 1828
Largo 22 de Junho, Angra do Heroísmo (Ilha Terceira)
Consorte Maria Leopoldina de Áustria
Amélia de Leuchtenberg
Antecessor D. João VI
Herdeiro D. Pedro II (Brasil)
D. Maria II (Portugal)
Casa Real Bragança
Dinastia Bragança
Títulos O Libertador
O Rei-Soldado
O Rei-Imperador
Vida
Nome completo Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Nascimento 12 de outubro de 1798
Queluz, Portugal
Morte 24 de setembro de 1834 (35 anos)
Queluz, Portugal
Sepultamento Panteão dos Braganças, Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa
Pai D. João VI
Mãe D. Carlota Joaquina
ver

D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal (nome completo: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon; Queluz, 12 de outubro de 1798 — Queluz, 24 de setembro de 1834) foi o primeiro imperador e também o primeiro chefe de Estado e de governo do Brasil (de 1822 a 1831), além de ter sido o 28º Rei de Portugal (durante sete dias de 1826), e, portanto, também por sete dias de 1826, o soberano do império ultramarino português.

Recebeu os títulos de Infante de Portugal, grão-prior do Crato, Príncipe da Beira, príncipe real do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, príncipe-regente do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, além de primeiro imperador do Brasil, como Dom Pedro I, de 12 de outubro de 1822 a 7 de abril de 1831, e ainda 28º Rei de Portugal, durante um período de sete dias (entre 26 de abril e 2 de maio de 1826), como Dom Pedro IV.

Em Portugal é conhecido como O Rei-Soldado, por combater o irmão D. Miguel na Guerra Civil de 1832-34 ou O Rei-Imperador. É também conhecido, de ambos os lados do oceano Atlântico, como O Libertador — Libertador do Brasil do domínio português e Libertador de Portugal do governo absolutista.

D. Pedro I abdicou de ambas as coroas: da portuguesa para a filha D. Maria da Glória e da brasileira para o filho D. Pedro II. D. Pedro I era o quarto filho (segundo varão) do Rei D. João VI e de sua mulher, Dona Carlota Joaquina de Bourbon, infanta de Espanha, primogênita do rei espanhol Dom Carlos IV de Bourbon. Tornou-se herdeiro depois da morte do seu irmão mais velho, Dom Francisco de Bragança (1795 - 1801).

Nenhum comentário:

Postar um comentário