sexta-feira, 23 de setembro de 2011

HISTORIA

Maximilian Carl Emil Weber, mais conhecido como Max Weber, nasceu na cidade Erturt, na Alemanha na data 21 de abril de 1864 e morreu em Munique, na Alemanha na data 14 de junho de 1920 por causa de sua pneumonia aguda.
Era filho de uma família de classe média alta. Em 1882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg. Um ano depois se transferiu para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar.
Em 1884 reiniciou os estudos universitários dedicando-se as áreas de economia, história, filosofia e direito. Trabalhou na Universidade de Berlim como livre-docente quando também era assessor do governo. Após cinco anos, escreveu sua tese de doutoramento sobre a história das companhias de comércio durante a Idade Média. Depois escreveu outra tese chamada "A História das Instituições Agrárias". Casou-se, em 1893, com Marianne Schnitger e, um ano depois, tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg, transferindo-se, em 1896, para a de Heidelberg.
Em 1903, participou da direção de uma das mais destacadas publicações de ciências sociais da Alemanha. No ano seguinte publicou ensaios sobre a objetividade nas ciências sociais e a primeira parte de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", que é sua obra mais conhecida e é fundamental para a reflexão sociológica.
No início da Primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg. E depois disso acabar, mudou-se para Viena, onde deu o curso "Uma Crítica Positiva da Concepção Materialista da História".



Nenhum comentário:

Postar um comentário