sábado, 4 de junho de 2011

EDUCAÇÃO FISICA

Uma partida de vôlei é disputada com 12 jogadores, 6 de cada equipe. Porém, cada equipe deve ser composta por 12 jogadores: 6 jogadores e 6 reservas, que, substituem os jogadores durante o jogo.
O vôlei é jogado em sets. Quando uma das equipes atinge a contagem de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos em relação ao adversário, completa um set. Nas partidas oficiais disputa-se o melhor de 5 sets. Portanto vence a equipe que ganhar 3 sets.
O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia no chão do campo adversário. Quando a equipe adversária não consegue devolver a bola dentro da área de jogo (bola fora) ou quando, utilizando até 3 toques, não consegue devolver a bola, a equipe que fez o lançamento marca pontos.
Os jogos oficiais são conduzidos por 2 árbitros, 2 fiscais de linha e 1 anotador. Os árbitros assinalam as violações e determinam as penalidades. Os fiscais de linha auxiliam os árbitros e o anotador registra todas as ocorrências da partida.
Em relação a posição dos jogadores, o jogador que ocupa a posição 1 deve realizar o saque. Os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 (que ficam na parte da frente de sua própria quadra) podem realizar bloqueio ou atacar. Os jogadores que ocupam as posições 1, 6 e 5 (que ficam na parte de trás de sua própria quadra), para o atleta poder atacar deve saltar sem tocar com os pés na linha de três metros. o contato posterior com a bola, pode ocorrer no espaço aéreo frontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário