quinta-feira, 28 de abril de 2011

MATEMATICA PRODUTOS NOTAVEIS

Alguns produtos (em matemática, é o nome que se dá para o resultado de uma multiplicação) algébricos (com incógnitas, tipo a.b, x.y) aparecem com freqüência nos cálculos. Em vez de fazer a multiplicação de polinômios a cada vez que essas operações aparecem, vale a pena memorizar sua fórmulas. Trata-se dos produtos notáveis.


Quadrado da soma de dois termos



(a + b)2 = a2 + 2ab + b2


Vale reforçar que o quadrado da soma de dois termos pode também ser representado da seguinte maneira:





De acordo com a regra de multiplicação de polinômios:





"O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, mais duas vezes o primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo."


Quadrado da diferença de dois termos



(a - b)2 = a2 - 2ab + b2






Novamente segundo a regra:





"O quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, menos duas vezes o primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo"


Produto da soma pela diferença de dois termos



(a + b)(a - b) = a2 - b2






Ou, se você duvidar, venha a multiplicação:





"A multiplicação da soma de dois termos pela diferença deles é igual ao quadrado do primeiro menos o quadrado do segundo."


Produtos notáveis e equações de 2º grau


Imagine a equação: x2 - 6x + 9 = 0

Ela pode resolvida com o auxílio da fórmula de Bhaskara





Mas antes de sair desenvolvendo fórmulas, preste atenção novamente na equação. Você notará que ela é um produto notável - um quadrado da diferença de dois termos:










Imagine: em que situação uma multiplicação pode dar zero? Pense na tabuada: qual número vezes outro é igual a zero? Apenas o próprio zero! ( 2 x 0 = 0; 3 x 0 = 0; 1.000 x 0 = 0)

Isso quer dizer que um dos termos de nossa multiplicação é igual a zero.
Como na nossa multiplicação, temos uma potência, isso quer dizer que temos a multiplicação de dois termos iguais. Ou seja, tanto o primeiro, quanto o segundo termo é igual ao zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário